Ícone do site Embarque40Mais

Agenda SP Agosto 2019 | atrações culturais gratuitas e especiais

cropped-Autorretrato-FlaviodeCarvalho Agenda SP Agosto 2019 | atrações culturais gratuitas e especiais

A Agenda SP com as dicas mais especiais de Agosto em São Paulo! Atrações culturais gratuitas em SP ou a preços acessíveis, como shows, teatro, dança e exposições.

Bem-vindo ou bem-vinda à Agenda Cultural SP do Embarque40Mais! Aqui você vai encontrar aquelas dicas bacanas de eventos culturais para aproveitar seu tempo livre. Confira, programe-se e divirta-se com shows de música, teatro, dança e exposições em São Paulo e outras cidades paulistas.

O que fazer em São Paulo Agosto 2019

São Paulo é uma cidade de muitas possibilidades! São tantas opções de eventos culturais que muitas vezes fica difícil escolher, não é? Então, garimpamos algumas dicas para você não perder tempo. Desce o rato!

Teatro em SP

“Num Passe de Música”, espetáculo circense. Foto: Heloisa Bortz

“Num Passe de Música”, espetáculo circense com Ricardo Malerbi  (mágico) e Flavio Tris (cantor e compositor). Música e mágica íntima e profundamente conectadas, transcendendo à relação habitual.

Peça é inspirada na obra da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen

“O Nome das Coisas”. Protagonizado pela atriz Suia Legaspe, o espetáculo “O Nome das Coisas” é inspirado em contos, poemas e reflexões da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, a primeira mulher a receber o Prêmio Camões de Literatura.

A 50ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, de 29/06 a 28/07 de 2019, teve recorde de público.

“As Cangaceiras- Guerreiras do Sertão” é um espetáculo musical que conta a história de um grupo de mulheres rebeladas contra a opressão no Cangaço. Com grande elenco, entre os quais Vera Zimmermann. Evento cultural gratuito em São Paulo!

Exposições Agenda SP

Histórias Feministas: Da série “Guerrilheiras”, de Virgínia de Medeiros

Duas exposições no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) colocam em debate a desigualdade de gênero: Histórias das Mulheres e Histórias Feministas. O objetivo é resgatar e difundir o trabalho de artistas mulheres e pensar sobre possíveis desdobramentos do feminismo nas artes. Temos um post com todos os detalhes dessas exposições no MASP.

Objetos contam história do futebol feminino no Brasil

“CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, no Museu do Futebol. Relata as conquistas femininas no esporte e inspira o público a valorizar essa história. Vídeos, fotografias, objetos dos acervos pessoais de atletas e um panorama com fatos, que vão desde antes da proibição da prática do futebol pelas mulheres até hoje.

Retrospectiva do trabalho do fotógrafo chileno Sergio Larrain (1931-2012), no IMS, organizada pela curadora francesa Agnès Sire. Mostra inclui todas as fases da sua produção, do começo, fotografando crianças de rua em Santiago, passando pela série de viagens profissionais, até sua precoce retirada, quando decidiu viver no isolamento e meditação.

“Chacina da Luz” e “Monumento Nenhum”, de Giselle Beiguelman, no Solar da Marquesa de Santos e no Beco do Pinto, respectivamente. As obras discutem a perda da memória no espaço público e a relação da cidade com seu patrimônio histórico e cultural. Fragmentos reproduzem a situação das peças como foram encontradas em depósitos públicos.

Aberto pela aduana – Livro de Artista de Eustáquio Neves” é a primeira exposição individual do premiado fotógrafo e artista multimídia mineiro, em São Paulo, desde 2015. O nome foi escolhido pelo autor para estimular a discussão sobre as múltiplas violações do corpo negro, desde o tráfego negreiro até os dias atuais.

✈️Quer auxílio profissional para planejar sua próxima viagem? Pode contar com a consultoria personalizada da nossa agência, a Embarque40Mais Viagens. Desde a escolha do destino, hospedagem, passagens aéreas e passeios, até um roteiro exclusivo! ☎️(19) 988.380.781. WhatsApp. agencia@embarque40mais.com. Cadastur: 29.325.163/0001-26.

O que fazer em Campinas Agosto 2019

Tinta Sobre Tinta: acervo do MAM no Instituto CPFL”. Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, com 35 pinturas impressionistas no Brasil. Exposição inclui criações de artistas como Flávio de Carvalho (Autorretrato, na foto destacada no início do post), Iberê Camargo, Leda Catunda, Paulo Pasta e Tomie Ohtake.

Exposição Matriarcas, em Campinas. Foto: Fabiana Ribeiro

“Matriarcas- Retratos das Mulheres nas Culturas Populares e Tradicionais Paulista”, da documentarista Fabiana Ribeiro. A exposição é um retrato de memórias, saberes, fazeres e herança cultural feminina. Elementos simbólicos do universo feminino e da cultura popular expostos em fotografias, livro e audiovisual.

Referências Agenda SP

A Agenda Cultural SP do Embarque40Mais era editada pela jornalista Michele da Costa, com informações dos organizadores dos eventos, mas foi descontinuada. Esta foi a última edição (Agosto de 2019). Desde então, algumas sugestões de atividades culturais são publicadas em posts individuais: confira as mais recentes na página inicial do blog ou busque na lupa.

Sair da versão mobile