As atividades culturais do MASP durante a quarentena são realizadas principalmente via Instagram. Com acesso gratuito, conteúdo inclui vídeos ao vivo, encontros virtuais, desafios e até prêmios para seguidores!

Prefere ouvir em vez de ler? Confira o podcast!

Para interagir com o público via Instagram, o Museu de Arte de São Paulo utiliza conteúdo variado, que vai desde a publicação de obras, áudios e imagens relacionadas ao Museu até lives (vídeos ao vivo) de conversas entre curadores e convidados.

Mas o que mais me chamou atenção foi o Masp Desenhos, tanto que já divulgamos semanas atrás, entre outras atrações culturais gratuitas na internet durante a quarentena. 

Atividades culturais do MASP desafiam seguidores

Isso porque o Masp Desenhos propõe aos seguidores no Instagram o desafio de criação a partir de uma obra do acervo do Museu, uma espécie de releitura.

Esse desafio é lançado às segundas-feiras, com a publicação da foto de uma obra. Então, no domingo seguinte, os desenhos selecionados são publicados.

Mas, para participar é necessário marcar o perfil do museu no Instagram, o @masp, e incluir #maspdesenhosemcasa quando publicar a foto do seu desenho ou pintura.

Desde 27 de Abril, dois desafios já foram lançados, a partir da obra “O Escolar”, de Van Gogh (1888); e de “O Menino”, de Arthur Timotheo da Costa (1917). 

Então, a cada desafio, nove trabalhos são selecionados entre centenas de participantes. E os vencedores ganham o título de “Amigo Masp”, o que permite a eles visitar o museu gratuitamente, entre outros benefícios. 

Encontro virtual é uma das atividades culturais do MASP

  • Atividades culturais do MASP incluem "Diálogos no Acervo"
  • Masp-Digital.-Pedro-Figari-1024x817

Contudo, a mais recente novidade do MASP Digital é que o projeto Diálogos no Acervo será realizado semanalmente, às quartas-feiras, às 16h, também pelo perfil do Museu no Instagram.

Esses diálogos devem incluir vários elementos da composição do trabalho, como biografia do artista, contexto histórico e técnica. 

O objetivo é oferecer uma versão digital das visitas guiadas ao museu, enquanto não é possível ir pessoalmente devido à pandemia de Covid-19. 

Diálogos no Acervo começa dia 12 de Maio, com a apresentação de “Candombe”, de Pedro Figari. 

Na sequência da programação estiveram presentes “As tentações de Santo Antão”, de Hieronymus Bosch, e “Campo de ação/ Campo de visão”, trabalho de Daniel de Paula, de 2017.

O acesso a todas as atrações digitais do MASP é gratuito. 

Referências:

  • Texto e edição de Michele da Costa, jornalista e autora do Embarque40Mais, com informações e imagens fornecidas pela Assessoria de Imprensa do MASP.