Floripa.-Silveira-Jhonatas Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste

Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste

Confira cinco lindos destinos para curtir o Verão além do nordeste, no Sul e Centro-Oeste do Brasil! O que fazer na Ilha do Mel (PR), Camboriú (SC), Floripa (SC), Serra Gaúcha e Bonito (MS).

Desde que um derramamento de óleo atingiu quase todas as praias do nordeste brasileiro, em Setembro de 2019, ficamos arrasados com o grande prejuízo ambiental. Além disso, teve impacto negativo no turismo, que é o principal meio de subsistência de grande parte da população local.

E isso aconteceu justamente no período em que eram planejadas as viagens de final de ano e das férias de Verão, o que levou muita gente a pensar em outros destinos de Verão além do Nordeste. Demorou um pouquinho, mas o problema foi controlado e tudo voltou ao normal.

Ainda assim, é bom ter opções de destinos em outras localidades, variar de paisagem. No Sudeste mesmo não faltam ótimas opções de destino de Verão, como a bela e encantadora cidade de Paraty no Rio de Janeiro. Mas, para quem deseja ir um pouco mais longe, preparei algumas sugestões no Sul e Centro-Oeste do Brasil, a seguir.

Destino para curtir o Verão no Paraná: Ilha do Mel

Ilha-do-Mel-PR-BR-1024x768 Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste
Vegetação e praia na Ilha do Mel

A Ilha do Mel, na baía de Paranaguá, estado do Paraná, é perfeito para amantes do ecoturismo. Certamente, um lindo destino para curtir o Verão! A maior parte da ilha, composta por sistemas de restinga e Floresta Atlântica, é protegida e destinada exclusivamente à preservação integral da flora e da fauna. Por isso, o turismo é uma atividade controlada: há limites na quantidade de visitantes que podem entrar na ilha.

Então é fundamental reservar sua estadia com antecedência! Consulte a Embarque40Mais Viagens, a agência do blog, para te ajudar e encontrar as melhores opções de hospedagem, passagens aéreas até Curitiba e tudo mais que precisar para visitar a Ilha!

A circulação de veículos motorizados e de tração animal não é permitida. Uma alternativa, além da caminhada, é a bicicleta, que pode ser alugada na ilha. Do total de 2,7 mil hectares, apenas 120 são ocupados, mas na Reserva Natural (345 hectares) é permitido percorrer trilhas. Os principais pontos turísticos da ilha são: a Fortaleza (norte), Nova Brasília e Farol das Conchas (centro) e Encantadas (sul).

Como chegar à Ilha do Mel

Para chegar à Ilha do Mel, o meio mais em conta é tomar o ônibus que sai da Rodoviária de Curitiba com destino ao Porto de Pontal do Sul e de lá fazer a travessia de barco. Esse trajeto todo (ônibus + barco) leva menos de 3 horas ao custo total de R$ 119 por pessoa, ida e volta. Essa linha de ônibus tem seis saídas diárias, sendo a primeira às 7h40 e a última às 20h40.

Os barcos saem a cada uma hora ou 30 minutos, das 8h às 17h30, 18h ou 19h, conforme o dia da semana. Para mais informações, consulte a Viação Graciosa (ônibus) e a Abaline (Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná).

Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é um bom destino para curtir o Verão

Balneáreo-Camburiú-SC-BR-2-1024x682 Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste
Praia no Balneário Camboriú SC

Quando se fala de turismo em Camboriú a primeira coisa que nos vem à mente são imagens de belas praias do litoral catarinense, não é? Mas a exploração das suas praias como lazer só começou na primeira metade do século passado, com alemães vindos do Vale do Itajaí. Até então, o banho de mar na região era conhecido apenas como tratamento medicinal; os colonos achavam que “mandar alguém para a praia” era uma ofensa. A origem do nome da cidade vem do Tupi. “Camburihu” quer dizer rio de muito robalo, peixe muito comum na região.

Há décadas, graças principalmente às suas praias, que Camboriú é um dos principais destinos turísticos do sul do país. Entre as dez praias e uma ilha (das Cobras) há opções para todos os estilos: da concorrida Laranjeiras à tranquila Taquaras, passando pela Praia do Pinho para os adeptos do nudismo ou naturismo. Mas há várias outras atrações, como museus, teatro, mirante, teleférico, centros de compras, parques e uma grande variedade de bares e restaurantes com o melhor da culinária e música locais.

Florianópolis- Santa Catarina

florianopolis.-Silveira-Jhonatas-1024x357 Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste
Praia de Florianópolis. Crédito: Silveira Jhonatas

As belezas naturais, que encantam turistas de todo o Brasil e de outros países, tornaram Florianópolis conhecida como “Ilha da Magia”, informa o Turismo do estado de Santa Catarina. Mas aqui em São Paulo, pelo menos, a gente a chama mesmo de Floripa, um dos principais destinos para curtir o Verão no Brasil além do nordeste. São aproximadamente cem praias entre a ilha e o continente, um verdadeiro paraíso para o praticantes de esportes náuticos e de aventura, trilheiros e apreciadores do ecoturismo.

Um destaque é a Ilha do Campeche, que além da beleza das suas águas claras, abriga um sítio arqueológico com inscrições rupestres de 5 mil anos. Os barcos que levam à ilha partem das praias da Armação. E há várias outras atrações na capital catarinense, como a gastronomia (destaque para as ostras), a Lagoa da Conceição, o Centro Histórico, os bairros açorianos, a Ponte Hercílio Luz, igrejas e museus, a exemplo do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC).

Floripa.-Ricardo-Neves-1024x682 Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste
Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Crédito: Ricardo Neves

Arte e Cultura catarinense

O MHSC realiza exposições e eventos culturais, mas o maior atrativo mesmo é o prédio, denominado Palácio Cruz e Souza em homenagem ao poeta catarinense, que foi construído no século 17 para ser a “Casa de Governo”. A arquitetura preservada, as esculturas do artista italiano Gabriel Silva e o jardim compõem o belo cenário externo. No interior vê-se escadas em mármore, vitrais e mobiliário antigo. Fica na Praça XV de Novembro, 227, Centro da cidade. 

Floripa e Camboriú são destinos bem frequentados, mas como a estrutura receptiva é muito boa não faltam opções de hospedagem e outros serviços mesmo em alta temporada. Contudo, como a gente sempre orienta por aqui, o ideal é organizar a viagem com antecedência, para ter mais opções de escolha e conseguir melhores preços.

Consulte um profissional da Embarque40Mais Viagens, a agência do blog, que vai dar todo o suporte necessário para que você tenha uma ótima viagem sem cobrar nem um centavo a mais por isso!

Gramado e Canela- Rio Grande do Sul também é ótimo destino para curtir o Verão

Pq-do-Caracol.-Gramado-1 Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste
Parque Estadual do Caracol, em Canela (RS)

Gramado e Canela são pequenas cidades vizinhas na Serra Gaúcha, onde predomina a cultura alemã. Alguns períodos do ano são mais atrativos para o turismo, como o Inverno (que às vezes tem neve de verdade), a Primavera, quando as hortênsias tornam a paisagem de Gramado ainda mais bonita, e o final de ano, quando acontece o Natal Luz, com decoração especial e shows de luzes. Tem também o Festival de Cinema de Gramado, em Agosto, que premia produções nacionais e internacionais. 

Mas em qualquer tempo as cidades são um charme e têm muitos atrativos naturais e culturais, como o Lago do Cisne com seus pedalinhos, o mirante de Belvedere- Vale do Quilombo com a vista das montanhas do alto dos seus 850 metros, o Mini-Mundo (uma exposição de miniaturas muito realista), o Museu de Cera, a Rua Coberta (gastronomia e compras), a Aldeia do Papai Noel, o passeio de Maria Fumaça, a Snowland, as igrejas, a exemplo da Catedral de Pedra de Canela, entre outros. 

Parque do Caracol

Pq-do-Caracol.-Gramado-768x1024 Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste
Cachoeira do Caracol, em Canela

Em minha opinião, o grande destaque da região é o Parque Estadual do Caracol, em Canela, onde está uma enorme e linda cachoeira, que pode ser vista de um mirante, dos bondinhos aéreos ou da Escada da Perna Bamba. Essa escada tem nada menos que 730 degraus (equivalente a um prédio de 44 andares!), por isso é indicada apenas para pessoas com bom condicionamento físico, já que a subida de volta não é fácil. O curioso é que fiquei com a perna bamba foi na descida, mas na volta tive que fazer umas três paradas para descansar um pouco. 

Outro local que gostei muito foi o GramadoZoo, que traz um conceito diferenciado de zoológico. Em vez de observar os outros animais presos em jaulas, visitantes humanos percorrem corredores cercados e veem as espécies com certa liberdade, em enormes viveiros que reproduzem seus habitats naturais. Além disso, a vista da serra a partir de pontos mais elevados do percurso é espetacular! O Parque fica na Rodovia RS 466, Km 0, s/nº, Caracol, em Canela.

Como chegar a Gramado

GramadoZoo Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste
Arara e serra vista do GramadoZoo. Crédito: Augusto da Costa

Para chegar à Gramado e Canela a partir do Aeroporto de Porto Alegre (trajeto de aproximadamente 1h45) é possível contratar um traslado in-out (de chegada e saída), com vans ou micro ônibus que levam até o hotel, ou alugar um carro para o período da estadia, que pode ser retirado e entregue no aeroporto. A infraestrutura turística dessas cidades é ótima, com bons serviços de passeios e transportes locais, placas de orientação, ampla rede hoteleira e gastronômica.

Alguns pacotes turísticos incluem o traslado ou a locação do carro e passeios, mas também é possível montar um sob medida para seu roteiro. Consulte a Embarque40Mais Viagens, a agência do blog, compre seu pacote e ganhe um roteiro exclusivo! 

Bonito- Mato Grosso do Sul

Bonito-gruta-pref Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste
Gruta Azul, em Bonito (MS). Crédito: Secretaria de Cultura de Bonito

Sabia que Bonito, no Mato Grosso do Sul, aquele lugar com rios de águas transparentes, cachoeiras e grutas para mergulhar entre lindos peixinhos coloridos, é um polo mundial de ecoturismo? Pois é.. E não é para menos. A Gruta do Lago Azul, assim chamada porque é como vemos a coloração das suas águas, é a mais famosa, já intitulada Monumento Natural, mas há muito mais.

Outros exemplos são as Grutas de São Miguel, com ótima estrutura para visitação, e a Gruta de São Mateus, com verdadeiras obras de arte da Natureza esculpidas em seu interior. As cachoeiras também são um grande destaque, como as do Balneário do Sol e a Boca da Onça, com seus 156 metros de altura. Tem ainda as cachoeiras do Rio do Peixe (águas transparentes) e as da Serra da Bodoquena (águas limpas em tons de verde). 

Mergulho em Bonito, lindo destino para curtir o Verão

Bonito-BR.-Bruno-PDS-1024x768 Cinco lindos destinos para curtir o Verão além do Nordeste
Mergulho em Bonito. Crédito: BrunoPds

Com tantas opções de águas límpidas, o mergulho é um dos principais atrativos para os turistas que visitam Bonito, em locais como o Lago da Capela- Nascente Azul (nível iniciante), o Rio Formoso e o Abismo Anhumas, cujo acesso é por meio de uma pequena fissura no solo, já pensou?! Para relaxar, a Praia da Figueira é uma ótima opção, com quiosques e restaurante. O local foi uma área de extração de calcário, que deu origem a uma lagoa de água corrente e praia de areia branca. 

E para os adeptos de esportes de natureza e aventura há uma série de atividades, como arvorismo, bóia cross, passeios de bote, Stand Up Paddle Surf, quadriciclo, rapel, trilhas a pé ou de bike e cavalgada. A boa notícia é que Bonito conta com uma boa estrutura para receber turistas, como hotéis, restaurantes e variados serviços. O pessoal do blog Destinos Notáveis conhece bem a região e reuniu uma série de dicas de o que fazer em Bonito, que incluem onde se hospedar e onde comer. Espie!

Como é um destino bastante procurado, o ideal é organizar sua viagem com antecedência. Fale com a Embarque40Mais Viagens, a agência do blog, que vai te ajudar a encontrar os melhores serviços para sua estadia nesse paraíso do Ecoturismo no coração do Brasil!

Sobre a Embarque40Mais Viagens

A Embarque40Mais Viagens é a agência do blog Embarque40Mais, que oferece todos os serviços de viagem com atendimento diferenciado. Como agência home office multimarcas, busca entre vários fornecedores de referência o melhor custo-benefício para sua viagem. Conheça! Consulte, sem compromisso: (19) 3217-9773/ (19) 988.380.781 (whats) e [email protected] .

  • Texto sobre destinos para curtir o Verão redigido pela jornalista Michele da Costa, com informações das secretarias de Turismo de Santa Catarina, Balneário Camboriú, Bonito e Gramado. 
  • Confira lista do G1 com as praias atingidas pelo óleo no Nordeste
Michele da Costa

A jornalista Michele da Costa é autora e editora responsável pelo EMBARQUE40MAIS.COM. Do interior de São Paulo, adora conhecer lugares, culturas e contar boas histórias. Com mais de vinte anos de experiência como repórter e assessora de imprensa, encontrou no Turismo uma nova fonte de conhecimento e inspiração.

10 Comments

  1. É muito triste o que está acontecendo com as praias do Nordeste. E o pior é a falta de perspectivas de quando o problema será resolvido. Gostei das sugestões de destinos alternativos para curtir o verão. Também recomendo muitíssimo a Ilha do Mel. Lugar encantador.

    1. Com certeza, Anna, muito triste e ainda sem um horizonte com solução definitiva, já que ainda nem se sabe ao certo a origem. Para quem não faz questão de ir à praia, nada impede de conferir as lindas paisagens e cultura nordestina. Por outro lado, a grandeza do nosso país nos dá opção de outros destinos muito bonitos também.. Obrigado pela visita!Bjs

  2. Adorei as dicas alternativas para curtir o verão mesmo sem ir ao Nordeste!
    Aliás, dois destinos estão nos meus planos para o começo do ano: Gramado e Balneário! =)

    Curti muito também a ideia de Ilha do Mel, há tempos que conhecer.

    Abraço

    1. Que legal, Murilo! Fico contente em colaborar com ideias de destinos de verão além do nordeste. Quando se fala em Gramado e serra gaúcha em geral a gente logo pensa em turismo de inverno, mas pode e deve ser visitado o ano todo. Você vai gostar muito! Um abraço!

  3. O sul do Brasil é sempre uma ótima opção no verão – já estive em vários locais por ali nessa época e é sempre uma delícia. Da lista, falta conhecer a Ilha do Mel e Bonito (já estive no pantanal mas não em Bonito), dois lugares que estão na lista de desejos aqui faz tempo!

    1. Pois então.. o Brasil é muito grande e rico, o que nos dá uma enorme variedade de destinos a explorar. Essa é a ideia do post, com cinco exemplos de destinos de Verão além do Nordeste. Obrigado pela visita!

  4. Com certeza!! Há muito o que se explorar no Brasil além das praias do nordeste. A sua lista é ótima e eu acrescentaria nela Foz do Iguaçu, que é um destino maravilhoso tbm.

    1. Verdade, Polliana, Foz do Iguaçu! Quando tiver um tempinho vou acrescentar nessas dicas de destinos para curtir o Verão além do Nordeste. Obrigado, bjs!

  5. Adorei estas dicas para viajar curtir o verão que vão além do Nordeste. Conheço todos e os que mais gostei foi Floripa, Ilha do Mel e Bonito!

    1. Que bom que gostou, Suriàn! Acho que a maioria das pessoas prefere o Nordeste, mas há que se explorar outros destinos brasileiros, né.. Um abraço!

Adoraríamos saber sua opinião!