Além de conhecer um dos principais monumentos do país, a visita ao Santuário Nacional de Cristo Rei em Portugal oferece uma bela vista panorâmica de Lisboa-PT (vídeo). A estátua fica em Almada, na margem oposta do Rio Tejo, ao lado da histórica Ponte 25 de Abril.

Fiz a visita em uma manhã de Outubro, quando o Sol fica atrás do Cristo, conferindo um visual de luz e sombra muito bonito! E, naturalmente, a margem do Rio Tejo do lado de Lisboa fica bem iluminada.

Cristo Rei em Portugal: Vídeo mostra vista panorâmica de Lisboa a partir do monumento

Do miradouro (ao redor da estátua), pude observar alguns monumentos históricos de Lisboa, como a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, mas pode-se ver bem mais subindo de elevador ao terraço, no topo do pedestal, aos pés da estátua (por 6 EUR).

De qualquer forma, no térreo tem outras coisas bonitas de ver, como a capela, as 14 estações que simbolizam a via sacra de Jesus e a plantação de oliveiras. Só não faça a bobeira de experimentar a fruta de uma das oliveiras; é amarga demais! Como podem imaginar, eu fiz isso.. rs.

Pintura da “padroeira do Brasil” na capela do Cristo Rei

Cristo Rei em Portugal: Quadro com pintura de N. Sra. Aparecida
Cristo Rei em Portugal. Pintura de Nossa Senhora Aparecida, “padroeira do Brasil”, no hall de entrada da capela

Achei interessante um quadro grande com a imagem de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil), logo no Hall de entrada da capela (foto), entre dezenas de obras de arte espalhadas por outros espaços do prédio. Isso fez todo o sentido depois que soube que o Cristo Rei em Portugal foi inspirado no Cristo Redentor brasileiro.

A principal diferença é que o monumento português tem uma escala menor: está a 113 metros de altura em relação ao nível do rio (82 m de pedestal e 28 m da imagem), enquanto o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, está a 710 metros acima do nível do mar e a imagem tem 38 m de altura. No Rio, é possível avistar a estátua de quase toda a cidade. Em Portugal, o alcance de visibilidade do Cristo Rei é de 20 km de distância.

História do Cristo Rei em Portugal

Cristo Rei em Portugal. Monumento português e a plantação de oliveiras
Cristo Rei em Portugal: Monumento é rodeado por oliveiras

A ideia de construir o monumento do Cristo Rei surgiu quando um cardeal português visitou a estátua do Cristo brasileiro, em 1934. A campanha de arrecadação com os fiéis começou em 1937, mas ganhou força durante a 2ª Guerra Mundial (1939-45).

Como se sabe, Portugal não aderiu à guerra e, consequentemente, a campanha de arrecadação de fundos foi intensificada. A construção do Cristo Rei em Portugal começou em 1949 e a obra foi inaugurada dez anos depois, em 17 de maio de 1959, perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima e com a presença de cardeais do Rio de Janeiro, entre outras autoridades religiosas e um público estimado em 300 mil pessoas.

“Este será sempre um sinal de gratidão nacional pelo dom da paz”, disse o Cardeal Cerejeira, durante a inauguração do monumento.

Planeja viajar? Nossas dicas de serviços podem ajudar a organizar sua viagem com segurança e economia!

Cristo Rei em Portugal: vista de Lisboa
Cristo Rei em Portugal: Selfie com a bela vista da Ponte 25 de Abril e de Lisboa a partir do monumento

Informações adicionais e dicas para a visita

O que achou do post? Conte nos comentários! Sua opinião pode nos ajudar a melhorar. Se gostou, compartilhe com os amigos, siga-nos por e-mail e nas redes sociais (links mais abaixo). Obrigado e até a próxima visita!