Cristo Rei em Portugal: Monumento inspirado no Cristo Redentor

Além de conhecer um dos principais monumentos do país, a visita ao Santuário Nacional de Cristo Rei, em Portugal, oferece uma bela vista panorâmica de Lisboa (vídeo). Esse monumento fica em Almada, na margem oposta do Rio Tejo, ao lado da histórica Ponte 25 de Abril.

Fiz a visita ao Cristo Rei em uma manhã de Outubro, quando o Sol fica atrás da estátua, conferindo um visual de luz e sombra muito bonito! Então, naturalmente, a margem do Rio Tejo do lado de Lisboa fica bem iluminada.

Cristo Rei em Portugal: Vídeo mostra vista panorâmica de Lisboa

Do miradouro, ao redor da estátua do Cristo Rei, pude observar alguns monumentos históricos de Lisboa, como a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, mas é possível ver bem mais subindo de elevador ao terraço, no topo do pedestal, aos pés da estátua (por 6 EUR).

Mas, ao nível do solo tem outras coisas bonitas de ver, como a capela, as 14 estações que simbolizam a via sacra de Jesus e a plantação de oliveiras. Só não faça a bobeira de experimentar a fruta de uma das oliveiras, pois é amarga demais! Como podem imaginar, eu fiz isso.. rs.

✈️Quer auxílio profissional para planejar sua próxima viagem? Pode contar com a consultoria personalizada da Embarque40Mais Viagens, a agência do blog. Desde a escolha do destino, hospedagem, passagens aéreas e passeios, até um roteiro exclusivo! ☎️(19) 988.380.781. WhatsApp: https://wa.me/5519988380781. [email protected] Cadastur: 29.325.163/0001-26.

Pintura da “padroeira do Brasil” na capela do Cristo Rei

cristo-rei-19-768x1024 Portugal Lisboa
Cristo Rei em Portugal: Pintura de N. Sra Aparecida no hall de entrada da capela

Uma coisa que achei muito interessante no Cristo Rei foi um quadro grande com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, logo no hall de entrada da capela, entre dezenas de obras de arte espalhadas por outros espaços do prédio. Essa homenagem à “padroeira do Brasil” fez todo o sentido depois que soube que o Cristo Rei em Portugal foi inspirado no Cristo Redentor brasileiro.

A principal diferença entre os dois monumentos é que o português tem uma escala menor: está a 113 metros de altura em relação ao nível do Rio Tejo (82 m de pedestal e 28 m da imagem). Enquanto que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, está a 710 metros acima do nível do mar e a imagem tem 38 m de altura. No Rio, é possível avistar a estátua de boa parte da cidade. Já em Portugal, o alcance de visibilidade do Cristo Rei é de 20 km de distância.

História do Cristo Rei em Portugal

cristo-rei-5-768x1024 Portugal Lisboa
Cristo Rei em Portugal: Monumento rodeado por oliveiras

A ideia de construir o monumento do Cristo Rei surgiu quando um cardeal português visitou a estátua do Cristo Redentor brasileiro, em 1934. A campanha de arrecadação com os fiéis, para financiar a construção do monumento, começou em 1937, mas ganhou força durante a 2ª Guerra Mundial (1939-45).

Isso porque a campanha passou a contar com o apelo de que o monumento seria um símbolo de agradecimento pelos portugueses terem sido poupados dos horrores da guerra. Como se sabe, Portugal não aderiu à 2ª Grande Guerra e, consequentemente, a campanha de arrecadação de fundos foi intensificada.

Então, a construção do Cristo Rei em Portugal começou em 1949 e a obra foi inaugurada dez anos depois, em 17 de maio de 1959. A cerimônia de inauguração do monumento foi perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima e com a presença de cardeais do Rio de Janeiro, entre outras autoridades religiosas e um público estimado em 300 mil pessoas.

Este será sempre um sinal de gratidão nacional pelo dom da paz

Cardeal Cerejeira, durante inauguração do cristo rei

Informações adicionais e dicas para sua visita

cristo-rei-28-1024x768 Portugal Lisboa
Cristo Rei em Portugal: Selfie com a bela vista da Ponte 25 de Abril e de Lisboa
  • A entrada no Monumento Cristo Rei em Portugal não é cobrada, apenas o acesso opcional ao terraço (6 Euros).
  • Confira no site oficial como chegar ao Cristo Rei.
  • Com informações obtidas no local e disponíveis na Página Oficial do Cristo Rei e no Portal Brasil em 26/12/2017.

E aí, o que achou do post? Conte nos comentários! Sua opinião pode nos ajudar a melhorar. Se gostou, compartilhe com os amigos, siga-nos por e-mail e nas redes sociais. Obrigado pela visita e até a próxima!

10 Comments

  1. Apure Guria!!! (@angiecomsardas)

    28 de maio de 2020 at 11:15

    olha só que interessante, eu nunca tinha visto alguém que tinha visitado o cristo em Portugal! achei bem legal a vista do outro lado da ponte. quem sabe na minha volta a Portugal dou um pulinho ai

    • Oi Angie! É mesmo? Não achei que esse passeio no Cristo Rei em Portugal fosse tão incomum. Mesmo para quem não é cristão, é um monumento histórico, em local agradável com essa vista “ao contrário” da tradicional. Um abraço!

  2. Legal a dica de passeio em Lisboa! Estive na cidade em 2001, mas não fu até aí, aliás pra ser sincera, nem lembrava que existia – acho que só descobri qnd votlei mesmo hehehe Mas de qq jeito, já passou da hora de voltar a Portugal!

    • Pois é, entre tantas coisas lindas para ver em Lisboa, muita gente acaba deixando o Cristo Rei para depois. Como fiquei um bom tempo por lá, pude ir a mais lugares, como esse.

  3. Legal a dica de passeio em Portugal! Quando voltar ao país não vou deixar de conhecer o Cristo Rei

  4. Eu não conheci o Cristo Rei em Portugal, nem sabia que podia chegar lá perto. Até hoje só o tinha visto a partir do outro lado do Tejo. Já coloquei na lista para conhecer quando voltar a Portugal.

  5. Que estranho um monumento inspirado no Nosso Cristo Redentor no país que nos colonizou! Mas bacana a dica!

    • Que bom que gostou, Emilia! Então, o monumento Cristo Rei em Portugal ter sido inspirado no Cristo Redentor brasileiro também me chamou atenção. Em geral, pensamos apenas na influência dos colonizadores nos colonizados, verdade. Mas, depois de um tempo lá na terrinha, observei que essa troca ocorreu e ainda ocorre dos dois lados, o que é ótimo, não acha? Um abraço!

Adoraríamos saber sua opinião!

© 2020 Embarque40Mais

Theme by Anders NorénUp ↑

%d blogueiros gostam disto: