Além de conhecer um dos principais monumentos do país, a visita ao Santuário Nacional de Cristo Rei, em Portugal, oferece uma bela vista panorâmica de Lisboa. O local também guarda muita arte, história e curiosidades, como o fato da estátua ter sido inspirada no Cristo Redentor.
O monumento fica em Almada, na margem oposta do Rio Tejo a Lisboa, ao lado da histórica Ponte 25 de Abril. Fiz a visita ao Cristo Rei em uma manhã de Outubro, quando o Sol fica atrás da estátua, conferindo um visual de luz e sombra muito bonito! Ao mesmo tempo, a margem do Rio Tejo do lado de Lisboa fica bem iluminada. Confira no vídeo a seguir:
Do miradouro (ou mirante), ao redor da estátua do Cristo Rei, pude observar alguns monumentos históricos de Lisboa, como a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, mas é possível ver bem mais subindo de elevador ao terraço, no topo do pedestal, aos pés da estátua (por 5 ou 6 EUR).
O Cristo Rei em Portugal é um dos onze locais de onde alcancei as mais lindas paisagens que vi em Portugal. No entanto, ao nível do solo tem outras coisas bonitas de ver, como a capela, as 14 estações que simbolizam a via sacra de Jesus e a plantação de oliveiras. Só não faça a bobeira de experimentar a fruta de uma das oliveiras, pois é amarga demais, como eu fiz! Rs.
Pintura da “padroeira do Brasil” na capela do Cristo Rei
Uma coisa que achei muito interessante no Cristo Rei foi um quadro grande com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, logo no hall de entrada da capela, entre dezenas de obras de arte espalhadas por outros espaços do prédio.
Essa homenagem à “padroeira do Brasil” fez todo o sentido depois que soube que o Cristo Rei em Portugal foi inspirado no Cristo Redentor brasileiro. Mas a principal diferença entre os dois monumentos é que o português tem uma escala menor: está a 113 metros de altura em relação ao nível do Rio Tejo (82m de pedestal e 28m da imagem).
Enquanto que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, está a 710 metros acima do nível do mar e a imagem tem 38 m de altura. Por isso, no Rio é possível avistar a estátua de boa parte da cidade. Já em Portugal, o alcance de visibilidade do Cristo Rei é de 20 km de distância.
✈️Quer auxílio profissional para planejar sua próxima viagem? Pode contar com a consultoria personalizada da nossa agência, a Embarque40Mais Viagens. Desde a escolha do destino, hospedagem, passagens aéreas e passeios, até um roteiro exclusivo! ☎️(19) 988.380.781. WhatsApp. agencia@embarque40mais.com. Cadastur: 29.325.163/0001-26.
História do Cristo Rei em Portugal
A ideia de construir o monumento do Cristo Rei surgiu quando um cardeal português visitou a estátua do Cristo Redentor brasileiro, em 1934. A campanha de arrecadação com os fiéis, para financiar a construção do monumento, começou em 1937, mas ganhou força durante a 2ª Guerra Mundial (1939-45).
Isso porque a campanha passou a contar com o apelo de que o monumento seria um símbolo de agradecimento pelos portugueses terem sido poupados da guerra. Como se sabe, Portugal não aderiu à 2ª Grande Guerra e, consequentemente, a campanha de arrecadação de fundos foi intensificada.
Então, a construção do Cristo Rei em Portugal começou em 1949 e a obra foi inaugurada dez anos depois, em 17 de maio de 1959. A cerimônia de inauguração do monumento foi perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima e com a presença de cardeais do Rio de Janeiro, entre outras autoridades religiosas e um público estimado em 300 mil pessoas.
Este será sempre um sinal de gratidão nacional pelo dom da paz
Cardeal Cerejeira, durante inauguração do cristo rei
Quanto custa, quando ir e como chegar ao Cristo Rei em Portugal
Onde e quando: O Santuário Nacional de Cristo Rei fica em Almada, à Avenida Cristo Rei, 2800-058, Alto do Pragal. O horário de visitação começa às 10h30 e termina às 18h, mas aconselho chegar até às 16h para ter tempo de ver tudo tranquilamente, aberto de quarta a segunda.
Quanto custa: A visita ao Monumento é gratuita, mas o acesso ao terraço (no alto do Cristo) custa 5 ou 6 Euros e 2,5 ou 3 Euros para crianças de 8 a 12 anos. Crianças até 7 anos não pagam. Mas os preços mais elevados são cobrados na alta temporada, entre 1 de Julho e 15 de Outubro. No site oficial do Cristo Rei, pode saber mais sobre o acesso ao terraço do monumento.
Como chegar: Em Lisboa, partindo de uma destas quatro estações de trem: Roma- Areeiro, Entrecampos, Sete Rios e Campolide. Tome o trem da Linha “Roma-Areeiro-Setúbal” e desça na Estação de Pragal. De lá é possível caminhar até o monumento (aproximadamente 25 minutos, mas não conheço o trajeto). Mas também pode pegar um ônibus até Cacilhas e depois outro ônibus (Linha 101) até a porta do Santuário. Outras opções são ir de barco até o Terminal de Cacilhas ou de carro diretamente ao Monumento.
Referências:
- Texto e imagens sobre o Cristo Rei em Portugal de autoria da jornalista Michele da Costa (direitos reservados). Com informações obtidas no local e disponíveis na Página Oficial do Cristo Rei (atualizadas em 13 de Abril de 2021) e no Portal Brasil em 26/12/2017.