Estufas Abertas em Holambra é oportunidade para conhecer modernas técnicas de cultivo

Estufas Abertas em Holambra recebe turistas e estudantes

Tens vontade de ver de perto como são cultivadas flores e plantas ornamentais? Então, esse evento é para você! O Estufas Abertas, em Holambra (SP), acontece nos dias 2 e 3 de Abril de 2022, das 9h às 17h. É necessário adquirir os ingressos com antecedência, pois estão limitados a novecentos por dia.

Estudantes de agronomia costumam ser os mais interessados, mas o evento é aberto a todas as pessoas. Isso porque é uma boa oportunidade para conhecer tudo sobre o cultivo em modernas estufas, desde o plantio até a colheita, e ver belas paisagens.

Assim, os visitantes do Estufas Abertas em Holambra 2022 irão percorrer seis fazendas e conhecerão a Faculdade de Agronegócios de Holambra, do Grupo Unieduk, a primeira dedicada à floricultura no Brasil. Além disso, o público pode conhecer algumas experiências dos descendentes de imigrantes holandeses que deram origem à cidade.

Com apenas 15 mil habitantes, o Município é referência na produção e comercialização de flores e plantas ornamentais, por isso ficou conhecida como Capital Nacional das Flores. Também é em Holambra que acontece a Expoflora, considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Evento holandês inspirou Estufas Abertas em Holambra

O evento Estufas Abertas é inspirado no “Kom in de kas!” (Entre na estufa!), tradicional em várias regiões da Holanda desde a década de 1970. Então, nesta edição as fazendas escolhidas são a Brumado e Giardino de Cozi, que cultiva plantas ornamentais, a Joost van Oene (kalanchoes e calandivas), a Rancho Raízes (crisântemos), a Sleutjes (azaléas), e a Symphony (produtora de antúrios).

Os produtores explicam sobre as tecnologias e inovações utilizadas hoje e como tornam a produção mais sustentável. Mas um outro aspecto interessante é a possibilidade de conhecer sobre hábitos, costumes e até a dificuldade de adaptação à cultura brasileira que os imigrantes holandeses tiveram. Além disso, o evento inclui passeio entre canteiros de flores, para observar, fotografar ou filmar.

Ademais, se te interessa a cultura dos Países Baixos, deve gostar de ver nossa publicação sobre casais brasileiros que pedalaram mais de 200 km pela Holanda. Confira, a seguir, todos os detalhes para programar sua participação no Estufas Abertas deste ano!

Quanto custa e como chegar ao evento

Fachadas coloridas em Holambra-SP.
Fachadas coloridas sugerem estilo holandês em ruas da cidade de Holambra-SP

Então, os ingressos para o Estufas Abertas de 2022 custam R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia entrada). Mas crianças de até 5 anos de idade têm entrada gratuita e as de 6 a 12 anos pagam meia. 

Também pagam meia entrada estudantes; idosos; jovens com 15 a 29 anos de idade e pertencentes a famílias de baixa renda; pessoas com deficiência e um acompanhante; diretores, coordenadores, pedagogos, supervisores, titulares e professores. Só que, infelizmente, os organizadores informam que não há acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes.

Somente é possível comprar os ingressos antecipadamente pela Internet (até 1º de Abril ou enquanto durarem). Não serão vendidos no local. Contudo, quem comprou ingressos para o evento de 2020, adiado devido à pandemia, poderão utilizar os mesmos nesta edição. Para tanto, basta apresentá-los no local do embarque.

Mas os ingressos adquiridos para esta edição valem apenas para a data escolhida e não há devolução em caso de desistência. O embarque para o passeio é no estacionamento do Parque da Expoflora, na Rodovia SP 107, em frente ao Moinho Povos Unidos. O ingresso inclui a visitação às fazendas participantes e à Faculdade de Agronegócios, com transporte ida e volta (hop off hop on).

Confira mais detalhes e garanta o seu ingresso no site oficial do evento.

Referências: A jornalista Michele da Costa editou a notícia “Estufas Abertas em Holambra recebe turistas e estudantes”. Com informações da Assessoria de Imprensa do evento. Créditos imagens: Driesel/ Pixabay (foto destacada, estufa ilustrativa) e Michele da Costa/ Embarque40Mais (fachadas em Holambra).

Michele da Costa

A jornalista Michele da Costa é autora e editora responsável pelo EMBARQUE40MAIS.COM. Do interior de São Paulo, adora conhecer lugares, culturas e contar boas histórias. Com mais de vinte anos de experiência, encontrou no Turismo uma nova fonte de conhecimento e inspiração.

Adoraríamos saber sua opinião!