Exposições virtuais sobre insetos nos levam a conhecer esses seres tão interessantes e saber porque são fundamentais para a vida na Terra. Com acesso gratuito!

Então, nada como visitar museus de ciências naturais para conhecer diferentes espécies de insetos, ter acesso a informações e curiosidades. Mas, em tempos de distanciamento social, com muitos desses espaços fechados, o jeito é encontrar bons conteúdos via internet.

Por isso, pesquisei e trago aqui sugestões de exposições virtuais gratuitas sobre insetos! Além de interessantes, eles são bem mais numerosos do que muita gente pode imaginar.

Somente no Brasil já foram identificadas mais de 90 mil espécies de insetos. Mas, pesquisadores acreditam que existam mais de 400 mil ainda desconhecidas no país. No mundo todo, as espécies conhecidas ultrapassam um milhão.

Algumas curiosidades sobre insetos em exposições virtuais

E curiosidade sobre insetos é o que não falta. Por exemplo, os besouros formam o grupo considerado mais diverso entre todos os seres vivos do planeta. Sim, pois reúne mais de 400 mil espécies conhecidas em todo o mundo!

E a Vespa Caçadora, que tem esse nome porque caça aranhas para alimentar suas larvas? Pois é, e ainda mantém as presas vivas para que as larvas se desenvolvam dentro delas! 

As abelhas, então, merecem especial atenção, já que muitas espécies delas estão ameaçadas de extinção. Deve ter ouvido falar disso. Pois é, e sem as abelhas nossa própria existência estaria em risco! 

Mas por que, além de fazer aquele mel delicioso, as abelhas são tão importantes? E o que afinal distingue os insetos de outros animais? 

Então, algumas exposições virtuais gratuitas sobre insetos trazem respostas a essas perguntas e muito mais informações. Veja mais detalhes nas sugestões a seguir e divirta-se!

Planeta Inseto é o único zoológico de insetos do Brasil

Exposicoes-virtuais-sobre-insetos-5-1024x616
Organização social das formigas divide funções reprodutivas e do trabalho

A primeira sugestão é a mostra virtual Planeta Inseto, do Museu do Instituto Biológico, em São Paulo-SP. Além de dezenas de curiosidades, na visita aprendemos sobre a importância desses animais para o Meio Ambiente e a produção de alimentos. 

Os visitantes ainda podem conhecer os insetos de importância médica, saber o que é controle biológico e como funciona um laboratório entomológico.

Mas, somente na visita física pode-se ver também espécies de abelhas sem ferrão e baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se parece com gravetos. Esse é um dos motivos para ser considerado o único zoológico de insetos do Brasil.

O público-alvo da mostra são crianças e adolescentes de 03 a 16 anos, mas agrada a visitantes de todas as idades. Assim, desde a inauguração, em 2010, a Planeta Inseto já recebeu mais de 400 mil visitantes no museu físico e no itinerante.

O acesso digital é muito fácil e o conteúdo é apresentado de forma simples e didática. Para fazer seu tour virtual, basta acessar o link da mostra Planeta Inseto

“Caixas Didáticas” compõem exposição virtual sobre insetos 

Exposicoes-virtuais-sobre-insetos-e1600361119853
Camuflagem: caixas didáticas temáticas sobre insetos. Foto: Museu de Entomologia da UFV

Outra exposição virtual bacana sobre insetos é a disponibilizada pelo Museu de Entomologia da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em Minas Gerais. A mostra é composta por “caixas didáticas”, com temas como camuflagem, alimentação, cores, tamanhos e mitos sobre os insetos. 

Alunos da pós-graduação em Entomologia da UFV foram os responsáveis pela criação das caixas, como trabalho da disciplina Taxonomia Prática de Insetos.

Dessa forma, garantir o acesso do público ao conteúdo nesse período em que o Museu está fechado, devido à pandemia de covid-19, é o objetivo da mostra. Então, para visitar basta acessar o link da exposição virtual e clicar nos títulos abaixo das fotos! 

Esposição virtual reúne espécies de insetos do mundo todo

Exposicoes-virtuais-sobre-insetos-4-1024x615
Orchid Mantis, louva-a-deus natural da Ásia tropical. Foto: Museu de Ciências Naturais de Houston (via Google Arts & Culture)

Mas, como os passeios virtuais não têm limites geográficos, que tal visitar uma seleção internacional que reúne espécies de insetos originários de vários lugares do mundo? 

Os animais da seleção estão expostos no Salão Brown de Entomologia e do Centro de Borboletas Cockrell, que ficam no Museu de Ciências Naturais de Houston (EUA). Disponível no Google Arts & Culture

Uma das espécies que mais me chamou atenção foi o Orchid Mantis, um louva-a-deus que se parece com uma flor de Orquídea. 

Essa aparência o ajuda na captura de suas presas: pequenos insetos que visitam flores em busca de pólen ou néctar. O inseto é natural do sudeste da Ásia tropical. Pode ser branco ou cor de rosa.

Quer mais cultura sem sair de casa? Acesse nossa publicação especial, com dicas de atrações culturais online gratuitas!

Referências de exposições virtuais sobre insetos: 

  • Texto redigido e editado pela jornalista Michele da Costa.
  • Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (responsável pelo Instituto Biológico).
  • Com informações das outras fontes mencionadas, disponíveis nos respectivos portais em 16/09/2020. 
  • Imagens obtidas nos portais mencionados ou meramente ilustrativas.