A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou, nesta terça-feira (27/08), a subsidiária argentina da companhia aérea low cost JetSmart a operar no Brasil. A companhia pertence ao fundo norte-americano Indigo Partners. A intenção da empresa é iniciar a operação de rotas internacionais entre a Argentina e o Brasil.

A JetSmart é a quarta low cost estrangeira a obter autorização para operar voos em território nacional e deverá ser a quinta empresa a se instalar no Brasil desde que a legislação foi alterada pelo governo. A mudança desregulamentou a franquia de bagagem e permitiu a operação de empresas com até 100% de capital estrangeiro. As outras três low cost são a europeia Norwegian, a chilena Sky Airlines e a argentina Flybondi.

Atualmente, a JetSmart possui onze aviões Airbus A320 e opera no Chile, Peru e Argentina. Anunciou a aquisição de doze aeronaves Airbus A321xlr, com o objetivo de fazer voos diretos de longa distância. Assim, deverá ser a primeira empresa aérea da região a operar esse modelo e caminhar rumo à marca dos 100 milhões de passageiros em 2026.

Sobre a Indigo Partners

JetSmart é controlada pelo fundo de investimento norte-americano Indigo Partners, uma empresa de capital privado focada em aquisições e investimentos estratégicos em companhias aéreas e setores relacionados. A empresa, fundada por Bill Franke, está sediada em Phoenix, Arizona, Estados Unidos.

  • Com informações da ANAC e da JetSmart.