O aumento na movimentação de voos e passageiros nos aeroportos brasileiros, em Julho, indica que a retomada gradual das viagens já começou.
Depois da queda de 85% nos pousos e decolagens, chegando a apenas 9,3 mil passageiros por dia em Abril (pior mês para o Setor desde o início da pandemia de Covid-19), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, alcançou a média de 23,8 mil passageiros por dia em Julho.
Ainda assim, em comparação a Julho de 2019 (121,7 mil passageiros/dia), a diferença é assustadora. A expectativa da Gru Airport, administradora do Aeroporto de Guarulhos, é de chegar a 50 mil passageiros ao dia em Agosto.
No Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP, a média diária de passageiros passou de 5 mil em Abril para 12,3 mil em Julho. Em comparação com a normalidade de Julho de 2019, a movimentação do mês passado ainda foi 61,5% menor.
Em Agosto, a Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto em Campinas, espera a circulação de 15,5 mil passageiros por dia.
Embora a pandemia de Covid-19 ainda não tenha acabado, o atual quadro de estabilidade da doença na maioria dos estados e a perspectiva de uma vacina trazem esperança ao segmento de Turismo e à população em geral.
Protocolos de segurança para retomada das viagens

Enquanto as viagens despencavam no Brasil e no mundo, aeroportos, companhias aéreas, hotéis, monumentos, parques e outros serviços de viagem e turismo se adequaram a esses tempos de coronavírus. Adotaram protocolos para reduzir os riscos de contaminação e tornar as viagens mais seguras.
As medidas vão desde a ventilação e desinfecção de ambientes e objetos até a medição de temperatura e orientações. Mas, nada disso adiantará se os viajantes não fizerem sua parte também. Precisamos todos praticar o distanciamento social, usar a máscara corretamente e lavar as mãos com frequência, entre outros cuidados.
Após meses de isolamento em casa, incertezas e medo, fazer uma viagem assim que possível está nos planos de muita gente! Contudo, a orientação das autoridades de Saúde neste momento ainda é para viajar somente se necessário.
Por isso, a expectativa do segmento por uma retomada significativa das viagens de lazer são para o final de 2020 e o início de 2021.
Mas, para quem pode garantir as reservas já, os preços estão bastante convidativos! Também é possível optar por tarifas que permitem a remarcação sem multa, caso decida adiar. Afinal, as empresas precisam fazer caixa agora para sobreviver a essa pandemia.
Pelo que tenho observado, as principais dúvidas dos viajantes são sobre quais destinos já estão abertos para o turismo e as condições de segurança oferecidas.
Minha dica é sempre contar com o serviço de um profissional de Turismo. Caso ainda não tenha um agente de sua confiança, fale com a agência do blog, a Embarque40Mais Viagens, que teremos satisfação em ajudar!
E então, esse post foi útil para você? Conte nos comentários!
Referências:
Texto redigido e editado pela jornalista e consultora de viagens Michele da Costa, com informações das Assessorias de Imprensa e disponíveis nos sites oficiais dos aeroportos em 14/08/20.
31 de outubro de 2020 at 01:34
Pots esclarecedor!!! Confesso que apesar do risco de contrair Covid-19 em avião seja pequeno, eu ainda não tive coragem de me aventurar. Mas em breve terei que sair da toca, né? Rs