Novos voos da Azul para Araraquara e Guarujá SP

Interior de avião modelo ATR 72-600: novos voos Azul
Novos voos da Azul de Araraquara e Guarujá serão operados com aviões modelo ATR 72-600

Novos voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para as cidades paulistas de Araraquara, no interior, e Guarujá, no litoral, foram anunciados pelo governo do Estado de São Paulo, na quinta-feira (18/04). Araraquara terá um voo direto para Campinas a partir de 1º de Setembro. O início das operações no Guarujá ainda não tem data prevista, pois depende da conclusão de obras estruturais no aeroporto da cidade.

Segundo o Governo, a ampliação da malha aérea no Estado deve-se ao programa “São Paulo Pra Todos”, que reduziu a alíquota do ICMS cobrado sobre o querosene de aviação de 25% para 12%. Em contrapartida, as companhias aéreas passarão a oferecer mais voos a partir de aeroportos paulistas.

Araraquara, com seus 230 mil habitantes, terá ligação direta com o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, de onde os passageiros terão a possibilidade de conexão com sessenta destinos nacionais e internacionais. A partir de Guarujá (380 mil habitantes), a expectativa da Azul é fazer a ligação do litoral paulista com o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), e as capitais Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Novos voos da Azul: Até Dezembro mais oito linhas de Campinas e uma de Guarulhos

Os voos de Araraquara e Guarujá serão realizados com aeronaves modelo ATR 72-600 (foto), com capacidade para até 70 passageiros. Dessa forma, a Azul ampliará de 10 para 12 o total de cidades atendidas pela companhia em São Paulo, com média de 36 voos diários entre destinos paulistas. O Governo do Estado afirma que a iniciativa também permite que a Azul fortaleça sua rede de conexões em Campinas e a presença em Guarulhos (SP).

De Junho até Dezembro deste ano serão nove novas ligações diretas da Azul: Campinas – Sinop (MT), a partir de Junho; Guarulhos – Manaus (AM), Campinas – Imperatriz (MA), Campinas – Aracaju (SE), Campinas – Natal (RN), Campinas – São Luís (MA) e Campinas – João Pessoa (PB), em Julho; Campinas – Vitória da Conquista (BA), a partir de Agosto; e Campinas – Cabo Frio (RJ) em Dezembro de 2019. Todas as rotas disponíveis podem ser conferidas no site da Azul.

Planeja viajar? Nossa página com dicas de serviços pode ajudar a organizar sua viagem com segurança e economia. Você contribui com a manutenção do Embarque40Mais e ainda pode obter descontos. Confira!

O que diz o acordo com as companhias aéreas

A despesa das empresas aéreas com combustível chega a até 40% de todo o custo operacional de cada voo. Com a redução do ICMS cobrado sobre o combustível aéreo, o Governo de São Paulo pediu contrapartidas para aumentar o fluxo de pousos e decolagens dentro do Estado, principalmente em cidades que ainda não eram atendidas por linhas comerciais regulares.

Pelo acordo firmado em Fevereiro, o setor aéreo se comprometeu a criar setenta novos voos e 490 partidas semanais, aumentando a oferta de destinos em todo o país. Ao todo, as novas frequências vão atingir aeroportos de 38 cidades em 21 estados. A desoneração tributária terá efeito a partir de 1º de Junho e deverá ser compensada pelo impacto econômico gerado pelas contrapartidas.

O Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, avalia que “mais voos, mais ligações diretas e mais destinos são de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico paulista (…)”.

Um bom exemplo de promoção bem-sucedida de um destino turístico a partir de conexões mais longas é Lisboa, a capital portuguesa. A TAP Air Portugal, principal Cia. Aérea do país, oferece stopover de 1 a 5 dias na cidade sem custo adicional nas passagens aéreas e com bons descontos em hotéis e outros serviços parceiros. Para contribuir com esses viajantes, publicamos recentemente post com dicas de o que fazer em Lisboa durante conexões longas.

Referências:

As informações são da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a foto é da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

4 Comments

  1. Muito boa essa notícia, quando o voo de Guarujá iniciar vai aumentar bastante o turismo no destino, vou ficar no aguardo.

    • É mesmo, Deisy, esses novos voos da Azul serão muito bons tanto para as cidades de Guarujá e Araraquara quanto para Campinas, onde ocorrerão as conexões. Em breve.. Abraço!

  2. Excelente notícia!!

    • Também acho, Leandro. Novos voos da Azul conectando essa região do interior e do litoral de SP com Campinas será bom para os viajantes e uma ótima oportunidade para o setor de turismo dos municípios abrangidos. Obrigado pela visita. Abraço!

Adoraríamos saber sua opinião!

© 2019 Embarque40Mais

Theme by Anders NorénUp ↑

%d blogueiros gostam disto: