viagem-de-aviao-3 Saiba qual máscara usar em viagem de avião: novas regras

Saiba qual máscara usar em viagem de avião: novas regras

Saiba qual máscara usar em viagem de avião, conforme as novas regras definidas pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), em vigor desde 25 de Março de 2021. É que alguns tipos de máscara foram vetados para aumentar a proteção contra o novo coronavírus. O descumprimento pode levar à advertência e multa a partir de R$ 2 mil para quem se recusar a usar a máscara adequada.

Assim, as regras valem para todos os passageiros, funcionários e qualquer pessoa que circular pelos locais. As penalidades estão previstas na Lei 6.437/77, que define as infrações à legislação sanitária federal. Agentes da Anvisa, com apoio da Polícia Federal, farão a fiscalização da medida sanitária.

Mas todos que atuam nos aeroportos devem promover ações de proteção à saúde pública, conforme a legislação. Então, a expectativa é que administradoras de aeroportos e empresas aéreas contribuam para garantir o uso correto e os tipos de máscaras faciais adequados. Por isso, é fundamental saber qual máscara usar em viagem de avião, a seguir:

Qual máscara usar em viagem de avião

Anvisa-mascaras-aeroportos-e-avioes-e1616700272901 Saiba qual máscara usar em viagem de avião: novas regras
Tipos de máscara não permitidas em viagem de avião. Crédito: Anvisa/ divulgação

As máscaras que podem ser usadas em aeroportos e aviões são as cirúrgicas profissionais, dos tipos N95, PFF2 e FFP2; e as caseiras de tecidos como algodão e tricoline, com pelo menos duas camadas. Além disso, as máscaras devem ser ajustadas ao rosto, cobrindo completamente o nariz e a boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas de saliva.

Conforme as novas regras, está proibido em aeroportos e aeronaves o uso de bandanas, lenços e protetores faciais do tipo “face shield” sem máscara por baixo. Protetores com válvula de expiração, inclusive os profissionais, não são mais aceitos também, além de máscaras de acrílico ou de plástico transparente.

A ANAC informa que a Anvisa vetou esses tipos de máscara em ambientes aeroportuários devido a “evidências científicas, o surgimento de novas variantes da Covid-19 e as taxas de transmissão da doença”. 

Mais cuidados para prevenir contágio em viagem de avião

É bom lembrar que as aeronaves mais modernas já contam com tecnologias que contribuem para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A principal delas é o sistema de filtro de ar HEPA, disponível em todas as aeronaves utilizadas pelas empresas brasileiras, que captura 99,7% de partículas com a renovação do ar a cada três minutos.

Saiba mais desse sistema e novas tecnologias em outras notícias sobre que mudou nos aeroportos e nas aeronaves para reduzir riscos de transmissão do novo coronavírus durante viagens de avião. Mas antes, confira, a seguir, mais algumas orientações da Anvisa e da ANAC:

  • Então, antes de viajar, verifique o tempo de duração dos percursos, incluindo deslocamento até o aeroporto. Isso ajuda a garantir a integridade da sua máscara de proteção. Na dúvida, tenha ao menos uma máscara reserva em um local de fácil acesso.
  • Se possível, faço o check-in online, que facilita o seu embarque e diminui a circulação de pessoas nos terminais.
  • Lembre-se de manter a higienização das mãos: passageiros e tripulantes contarão com aeroportos e aeronaves sempre equipados com água, sabão e recipientes de álcool em gel.
  • Respeite as orientações sonoras nos terminais e as marcas de distanciamento nas filas e assentos.
  • Evite aglomerações na hora do desembarque. Respeite a chamada da tripulação e faça o seu deslocamento apenas quando autorizado.
  • Na retirada da bagagem, mantenha o distanciamento mínimo recomendado.

Para planejar sua próxima viagem, você pode contar com os serviços da Embarque40Mais Viagens! Consultoria profissional personalizada, sem custo adicional. Consulte, sem compromisso!

Referências:

Notícia sobre qual máscara usar em viagem de avião redigida pela jornalista Michele da Costa. Com informações da Anvisa e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), disponíveis nos sites oficiais em 25/03/2021.

Michele da Costa

A jornalista Michele da Costa é autora e editora responsável pelo EMBARQUE40MAIS.COM. Do interior de São Paulo, adora conhecer lugares, culturas e contar boas histórias. Com mais de vinte anos de experiência, encontrou no Turismo uma nova fonte de conhecimento e inspiração.

7 Comments

  1. Muito importante o post sobre uso das máscaras de proteção. Tomara que diminua os casos e as internações e aumente o povo vacinado. A situação está muito complicada e séria. Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar. Beijos

  2. Muito completo o seu post! As únicas e raras viagens que fiz foram de trem e todos estavam usando direitinho.

    1. Obrigado, Luciana! Que bom que em suas viagens durante a pandemia os passageiros estavam usando máscara corretamente! Um abraço.

  3. Muito bom o post sobre uso de máscaras. Muitos respeitam mas quem não respeita coloca em risco muitas pessoas. Quem fosse encontrado com máscara no queixo deveria receber uma advertência e sem mascara multa. O controle nos aeroportos deveria ser rígido em relação ao uso da máscara, temperatura e exame. A situação é muito séria. Beijocas

    1. Tem toda a razão, Lilian, a situação é muito séria. Quanto mais pessoas desrespeitarem as medidas de prevenção, mais pessoas adoecerão e mais tempo levaremos para vencer essa pandemia! As regras sobre qual máscara usar em viagem de avião são claras, o mínimo que podemos fazer é segui-las. Beijos!

  4. Espero que agora o controle seja mais rígido nos aeroportos. No fim do ano passado eu fui do Rio para Salvador e tanto na ida quanto na volta vi gente usando máscaras daqueeeele jeito.

    Seu post é muito esclarecedor. Nada de bandana, máscara de tricô e face shield sem máscara!

    1. Verdade, Gisele! Esperamos que as pessoas se conscientizem e cumpram as novas regras, sobre qual máscara usar em viagem de avião.. Um abraço!

Adoraríamos saber sua opinião!