Ícone do site Embarque40Mais

Saiba qual máscara usar em viagem de avião: novas regras

viagem-de-aviao-3 Saiba qual máscara usar em viagem de avião: novas regras

Uso de máscara inadequada pode levar à multa de R$ 2 mil

Saiba qual máscara usar em viagem de avião, conforme as novas regras definidas pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), em vigor desde 25 de Março de 2021. É que alguns tipos de máscara foram vetados para aumentar a proteção contra o novo coronavírus. O descumprimento pode levar à advertência e multa a partir de R$ 2 mil para quem se recusar a usar a máscara adequada.

Assim, as regras valem para todos os passageiros, funcionários e qualquer pessoa que circular pelos locais. As penalidades estão previstas na Lei 6.437/77, que define as infrações à legislação sanitária federal. Agentes da Anvisa, com apoio da Polícia Federal, farão a fiscalização da medida sanitária.

Mas todos que atuam nos aeroportos devem promover ações de proteção à saúde pública, conforme a legislação. Então, a expectativa é que administradoras de aeroportos e empresas aéreas contribuam para garantir o uso correto e os tipos de máscaras faciais adequados. Por isso, é fundamental saber qual máscara usar em viagem de avião, a seguir:

Qual máscara usar em viagem de avião

Tipos de máscara não permitidas em viagem de avião. Crédito: Anvisa/ divulgação

As máscaras que podem ser usadas em aeroportos e aviões são as cirúrgicas profissionais, dos tipos N95, PFF2 e FFP2; e as caseiras de tecidos como algodão e tricoline com pelo menos duas camadas. Além disso, as máscaras devem ser ajustadas ao rosto, cobrindo completamente o nariz e a boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas de saliva.

Conforme as novas regras, está proibido em aeroportos e aeronaves o uso de bandanas, lenços e protetores faciais do tipo “face shield” sem máscara por baixo. Protetores com válvula de expiração, inclusive os profissionais, não são mais aceitos também, além de máscaras de acrílico ou de plástico transparente.

A ANAC informa que a Anvisa vetou esses tipos de máscara em ambientes aeroportuários devido a “evidências científicas, o surgimento de novas variantes da Covid-19 e as taxas de transmissão da doença”. 

Mais cuidados para prevenir contágio em viagem de avião

Então é bom lembrar que as aeronaves mais modernas já contam com tecnologias que contribuem para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A principal delas é o sistema de filtro de ar HEPA, disponível em todas as aeronaves utilizadas pelas empresas brasileiras. Esse filtro captura 99,7% de partículas com a renovação do ar a cada três minutos.

Saiba mais sobre esse sistema e novas tecnologias em outras notícias sobre que mudou nos aeroportos e nas aeronaves para reduzir riscos de transmissão do novo coronavírus em viagens de avião. Mas antes, confira, a seguir, mais algumas orientações da Anvisa e da ANAC:

Para planejar sua próxima viagem, você pode contar com os serviços da nossa agência, a Embarque40Mais Viagens. Consultoria profissional dedicada, sem custo adicional. Consulte!

Referências:

Notícia sobre qual máscara usar em viagem de avião redigida pela jornalista Michele da Costa. Com informações da Anvisa e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), disponíveis nos sites oficiais em 25/03/2021.

Sair da versão mobile