Embarque40Mais

Segurança contra Covid em Viracopos certifica aeroporto internacional

Limpeza constante de áreas de embarque em Viracopos (Campinas-SP). Foto: Viracopos/ Divulgação

Ações de segurança contra a COVID-19 em Viracopos permitiram a certificação do aeroporto, em Campinas-SP, pelo Airports Council International (ACI). A avaliação é realizada pelo Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária (tradução livre de Airport Health Accreditation).

Assim, o certificado internacional de segurança em saúde indica que o aeroporto adotou todas as medidas de proteção sanitária, reduzindo riscos. O Aeroporto Internacional de Viracopos faz parte do ACI desde o início da concessão, em 2013. Mas o ACI existe desde 1991 e possui aeroportos associados em pelo menos 180 países.

Então agora, com essa certificação de segurança contra Covid, Viracopos está entre 198 aeroportos certificados do total de mais de 49 mil aeroportos em todo o mundo. O diretor-geral mundial do ACI, Luis Felipe de Oliveira, é quem assina o documento, válido por doze meses.

“Este certificado reconhece o compromisso do seu aeroporto em priorizar medidas de saúde e segurança de acordo com as recomendações da Força-Tarefa de Reinício da Aviação do Conselho da ICAO (CART) e em alinhamento com as diretrizes ACI Aviation Business Restart and Recovery e ainda em conjunto com as melhores práticas do setor”, diz o texto do documento. 

Só que, para tanto, a equipe de Viracopos respondeu a um questionário do ACI sobre todas as etapas da jornada do passageiro e teve de seguir à risca as ações e recomendações da Aviação do Conselho da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO). Isso tudo com base nas melhores práticas internacionais para o setor de aviação civil. Evidências das ações realizadas em cada etapa também foram enviadas ao órgão.

Medição de temperatura aumenta segurança contra Covid em Viracopos

Assentos demarcados para distanciamento no Aeroporto de Viracopos. Foto: Viracopos/ Divulgação

Então, desde Março de 2020, com o início da pandemia, a administração do aeroporto adotou uma série de medidas de segurança contra a Covid-19 em Viracopos. Entre essas medidas está a ampliação do processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros.

Por isso, essa desinfecção é feita pelo menos três vezes ao dia, antes dos horários de pico operacional. Mas também são desinfetados os carrinhos de bagagem, escadas, elevadores e cadeiras. Além disso, uma câmera térmica passou a medir a temperatura dos passageiros no momento em que apresentam o bilhete de embarque. 

O painel de medição de temperatura, implantado pela empresa integradora de sistemas Grupo Contsec, permite o reconhecimento facial e a detecção de temperatura por infravermelho. A medição leva apenas três a cinco segundos. 

Dessa forma, a administração do aeroporto avalia que o protocolo adotado, com pelo menos quarenta medidas até agora, eleva o grau de segurança e cria um ambiente mais limpo e saudável para passageiros e colaboradores. Confira mais detalhes e também medidas adotadas pelo Aeroporto de Guarulhos, em outra notícia que publicamos aqui.

Referências:

Notícia editada pela jornalista Michele da Costa. Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeroporto.

Sair da versão mobile