Quarentena restringe Semana de Museus 2020 a conteúdo online, mas grande parte dos brasileiros não tem internet em casa. Confira tema relacionado, reflexões e dicas de conteúdo!

O tema da 18ª Semana de Museus (#museumweek), de 18 a 24 de Maio de 2020, “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, não poderia ser mais propício e desafiador em tempos de quarentena e isolamento social devido à pandemia de Covid-19. 

Então, neste período em que os museus estão fechados, a alternativa em sido disponibilizar conteúdo online, investir em ferramentas interativas e tours virtuais. Mas como garantir que todas as pessoas, sem distinção, tenham acesso a esse rico patrimônio artístico e cultural?

Isso, considerando que o tema proposto possa ir além da oferta de conteúdos relacionados. Não que normalmente seja fácil levar as pessoas às sedes dos museus, já que a falta de interesse é da população em geral. Mas isso é agravado pela dificuldade de acesso imposta à parcela menos favorecida economicamente. 

Claro que a desigualdade social sempre existiu, só que fica muito mais evidente em situações de calamidade pública, como esta pandemia mundial, e em países em desenvolvimento, como o Brasil. 

Ao mesmo tempo em que a fragilidade humana ante a um vírus altamente transmissível nos coloca a todos, sem distinção, igualmente sujeitos à contaminação, a falta de condições mínimas a uma vida digna para muitas pessoas separa claramente aquelas com mais ou menos chances de sobreviver à doença. 

A autora, Michele da Costa

Falta de acesso à internet contribui com desigualdade

MASP-12-1024x768
“Retirantes” (1944), de Cândido Portinari, no MASP

Assim também para as consequências indiretas do isolamento social, como a dificuldade de acesso à Internet. Acesso que nos permite evitar sair de casa para fazer coisas simples como comprar comida ou ir ao banco, reduzindo a possibilidade de contágio por coronavírus, mas também nos oferece uma enorme gama de conhecimento em pixels, na forma de textos, fotografias, áudios e vídeos. 

Então, um bom exemplo dessa situação desigual está relacionado ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste período em que o ensino tem de ser à distância, ao expor o fato de que quase metade dos inscritos (concorrentes a vagas nas universidades públicas) não têm acesso a computador com internet em casa. 

Nesse contexto, como fazer valer o tema da Museum Week 2020 “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”? Está lançado o desafio, que é de todos nós, não somente dos gestores dos museus. 

Penso que ações nesse sentido podem e devem envolver tanto a sociedade civil quanto gestores públicos, desde uma campanha para doação de computadores, por exemplo, a políticas públicas para tornar a internet mais acessível. Claro que isso não se dará da noite para o dia, mas quem sabe esta Semana de Museus dedicada à inclusão possa ser um princípio.  

IMS participa da Semana de Museus 2020

Semana-de-Museus-IMS
Vídeo em libras com a artista visual Anne Magalhães. Crédito: IMS (site)

Desse modo, um bom exemplo de contribuição ao tema da 18ª Semana de Museus é do Instituto Moreira Salles (IMS), com a oferta de duas atividades gratuitas online. A primeira delas é um debate com a jornalista Jéssica Balbino e o assistente social Gabriel Sá sobre o conceito de “corpos dissidentes e os processos de exclusão que ainda permeiam o espaço público”. O debate será na quarta-feira (20 de Maio), às 19h, ao vivo pela página do IMS no Facebook.

Já a outra atividade do IMS na Semana de Museus 2020, na sexta-feira (22 de Maio), é um vídeo em libras com a artista visual Anne Magalhães. Essa obra é inspirada na interpretação de Isaura Garcia para a música “Carinhoso”, de Pixinguinha. Então, a proposta é relacionar a sensorialidade da composição à poética da linguagem de sinais. O vídeo estará disponível no site oficial e no perfil do IMS no Instagram: @imseduca.

✈️Quer auxílio profissional para planejar sua próxima viagem? Pode contar com a consultoria personalizada da Embarque40Mais Viagens, a agência do blog. Desde a escolha do destino, hospedagem, passagens aéreas e passeios, até um roteiro exclusivo! ☎️(19) 988.380.781. WhatsApp: https://wa.me/5519988380781. [email protected] Cadastur: 29.325.163/0001-26.

Contribuição e outras sugestões para a Semana de Museus

Então, por aqui, nós tentamos contribuir durante todo o ano, divulgando conteúdos interessantes e diversos e também propondo reflexões sobre seus significados. 

Assim, além de experiências e dicas de viagem, que sempre trazem informações sobre a história e cultura de um destino turístico, divulgamos atividades artísticas na cidade de São Paulo e outras regiões do estado, com destaque para as gratuitas. 

Contudo, durante o isolamento, temos publicado mais sugestões de conteúdos culturais online gratuitos, como tours virtuais a museus, shows de música ao vivo (lives) e até cursos de idiomas. Veja seguir, algumas sugestões a partir de conteúdos do blog e de sites oficiais.

Como é visitar a Bienal de Artes de São Paulo

Conheça grandes museus brasileiros sem sair de casa

Atrações culturais gratuitas na internet durante quarentena

Atividades do MASP na quarentena incluem desafios e prêmios

Na igreja Madre de Deus Lisboa tudo que reluz é ouro

Museu da Imagem e do Som Campinas leva à viagem no tempo 

Turismo em Lisboa: um ponto de partida para descobrir história de Portugal

Descobrindo Gaudí em Barcelona 

Casas literárias de SP tem visitas virtuais na 18ª Semana de Museus

Museu da Diversidade Sexual (MDS) de São Paulo faz 1ª mostra digital: “Queerentana”, com sessenta obras de artistas selecionados. A partir de 25 de Maio, no site do MDS.

Referências:

  • A Semana de Museus é uma comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).
  • É o ICOM que define o tema anual do Dia Internacional dos Museus, também adotado pela Semana de Museus.
  • Texto redigido e editado pela jornalista e autora do Embarque40Mais, Michele da Costa, com informações do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), das Assessorias de Imprensa ou disponíveis nos sites oficiais mencionados em 17/05/2020.
  • Foto do vídeo em Libras: IMS. Demais fotos: Michele da Costa/ Embarque40Mais (todos os direitos reservados).