Apresentações de teatro online grátis ganham espaço durante isolamento social e contribuem para ampliar acesso à arte teatral. Veja dicas de teatro em casa!

A grande variedade na oferta e qualidade de conteúdo na internet durante a pandemia de Covid-19 contribuem para ampliar o acesso à arte teatral. Isso porque em tempos normais o custo dos ingressos e localização dos teatros ainda dificultam o acesso de boa parte da população.

Dessa forma, um dos canais de teatro online grátis mais populares é o do Sesc São Paulo, que começou em 16 de Maio. Até 22 de Junho, os 21 espetáculos da série Teatro em casa com o Sesc já obtiveram o total de 86 mil visualizações. 

Essas apresentações são monólogos teatrais, a alternativa mais viável, já que os artistas estão em isolamento residencial. Então, são transmitidas ao vivo, diretamente das casas dos artistas, às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, às 21h30.

Entre esses artistas, importantes nomes do teatro brasileiro como Matheus Nachtergaele, Cacá Carvalho, Celso Frateschi, Denise Fraga, Georgette Fadel e Sérgio Mamberti. As transmissões de teatro online grátis são realizadas pelos canais do Sesc no YouTube e no Instagram.

Mas, para quem tem um televisor com acesso direto à internet (smart), a dica é ver pelo YouTube na tela grande da TV. E o legal é que todas as apresentações podem ser assistidas depois, pois ficam gravadas no canal, a exemplo de “Eu Não Dava Praquilo”, com Cassio Scapin. Confira, a seguir, mais atrações!

Mais atrações de teatro online grátis ao vivo

teatro-online-gratis-sesc-sp-2-683x1024
O ganhador do Prêmio Shell de 2019, Rodrigo França, em “Contos Negreiros do Brasil“. Foto: Nil Caniné

Entre os destaques da programação do Teatro em Casa com o Sesc está “Galileu e Eu – A Arte da Dúvida”, com Denise Fraga. A peça conta parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol. No entanto, foi obrigado a negar publicamente a descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição.

O texto é de ninguém menos que Bertolt Brecht, enquanto que a criação e realização do espetáculo é de Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça. É indicado para maiores de 14 anos. Disponível a partir do ao vivo de quarta-feira, 24 de Junho.

Também tem Yara de Novaes encenando “Justa”, uma crônica política dos nossos tempos. Desse modo, contaminados pelo momento crítico que atravessamos e soterrados pelas camadas de corrupção que inviabilizam este país, surge um sonho com novos paradigmas para o ideal de justiça. A dramaturgia dessa peça de teatro online grátis é de Newton Moreno e a classificação indicativa é 18 anos. Ao vivo na sexta-feira, 26 de Junho.

Então no domingo, 28 de Junho, o ator Leonardo Netto apresenta “3 Maneiras de Tocar no Assunto – O Homem com a Pedra na Mão”. A narrativa parte do depoimento ficcional de um homem que esteve presente no dia da Revolta de Stonewall (Nova Iorque). Esse ato, ocorrido há exatos 51 anos (28/06/1969), é um marco da luta pelos direitos LGBTQIA+. A autoria é do próprio Leonardo, sob direção de Fabiano de Freitas. Classificação indicativa de 14 anos.

Assim, você pode conferir estas e outras atrações de teatro em casa pelo canal do Sesc no YouTube. Mas antes veja outras sugestões a seguir!

Grupo teatral encena ao vivo obra inspirada em pandemia

teatro-online-gratis-os-satyros-1024x545
Elenco em cena de “A Arte de Encarar o Medo”. Foto: Andre Stefano via site de Os Satyros

Às sextas e sábados (às 21h) e aos domingos (às 16h) tem apresentação de teatro online grátis do espetáculo “A Arte de Encarar o Medo”. Essa obra, da premiada companhia teatral paulistana Os Satyros, aborda a experiência da quarentena em meio à grave crise política nacional. Estreou dia 13 de Junho e ainda não tem data para sair de cartaz.

Eu assisti na sexta (19) e achei emocionante, não só pela mensagem, mas principalmente por testemunhar uma nova forma de fazer teatro! Demonstra que a arte pode vencer o medo e também as dificuldades mais adversas para apresentar ao vivo um ótimo espetáculo, com cada um dos artistas em suas casas, isolados como quase todos nós.

Só que para assistir ao espetáculo é necessário baixar o aplicativo Zoom no computador, tablet ou smartphone. Embora o expectador não precise pagar pelo ingresso, pode optar por contribuir com valores a partir de R$ 10. Então, de qualquer forma é necessário adquirir o ingresso com antecedência: todos os detalhes estão disponíveis no site do grupo Os Satyros.

O roteiro do espetáculo é de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, e a direção de Rodolfo García Vázquez.

O elenco traz 14 artistas veteranos da cia – Ivam Cabral, Eduardo Chagas, Nicole Puzzi, Ulrika Malmgren, Diego Ribeiro, Fabio Penna, Gustavo Ferreira, Henrique Mello, Julia Bobrow, Ju Alonso, Marcelo Thomaz, Marcia Dailyn, Mariana França, Sabrina Denobile e Silvio Eduardo. Mas também conta com a participação do ator convidado César Siqueira e dos artistas mirins Nina Denobile Rodrigues e Pedro Lucas Alonso.

Teatro online grátis para toda a família

O Diversão em Cena Online apresenta espetáculos de teatro infantil e musicais para toda a família. A oferta é viabilizada por um programa cultural do governo do estado de Minas Gerais e da siderúrgica ArcelorMittal.

As apresentações podem ser assistidas pelo YouTube e Facebook. Assim, um bom exemplo do programa é uma montagem de “Os Saltimbancos”, com a Cyntilante Produções, em comemoração aos 20 anos do musical.

Contudo, você também pode se interessar por outras sugestões de atrações culturais gratuitas na internet, que reunimos aqui no blog.

Referências:

  • O texto “Teatro online grátis amplia acesso à arte de representar” foi redigido e editado pela jornalista e autora do Embarque40Mais, Michele da Costa (todos os direitos reservados).
  • Com informações e fotos das assessorias de imprensa do Sesc SP e disponíveis em sites e redes sociais dos responsáveis em 17 de Junho de 2020.