Turismo do Peru aposta em experiências únicas

Com a campanha “Peru, o País Mais Rico do Mundo”, o Turismo do Peru aposta na oferta de experiências diversificadas e únicas de alto padrão para chamar a atenção de turistas estrangeiros. O objetivo é mostrar a riqueza cultural e belezas naturais do país além de Machu Picchu. A campanha afirma que “o luxo está, sobretudo, no que se vive e não no que se tem”. E essa vivência oferecida aos visitantes vai desde valorização da cultura local, dos recursos naturais, passando pela gastronomia reconhecida mundialmente até uma infraestrutura cada vez mais consistente.

“Seja num hotel de categoria superior construído em um antigo palácio real, num passeio de trem ou barco de luxo com serviços requintados, em atividades inesquecíveis como um piquenique no meio do deserto, nas vivências em comunidades locais de todo país ou diante de excitantes e inigualáveis sabores de pratos típicos, o luxo está por todo o Peru”, afirmam. Os destaques estão nas regiões de Lima, Cusco, Iquitos, Arequipa, Madre de Dios e Puno.

Turismo no Peru inclui passeios de trem e cruzeiros pelo Amazonas

Hotéis, cruzeiros e trens com certificações internacionais prometem satisfação até dos viajantes mais exigentes. Os trens Belmond Andean Explorer e Belmond Hiram Bingham promovem experiências exclusivas em viagens de trem, com requinte e gastronomia sofisticada. A companhia Inca Rail também oferece produtos de luxo, como o The Private Machu Picchu Train (com vagão privativo, menu degustação, acomodações decoradas e música ao vivo) e o The 360° Machu Picchu Train é o único trem panorâmico e com design exclusivo no Peru, janelas mais amplas e altas, áudio guia em oito idiomas, vagão mirante ao ar livre e menu especial.

Em Iquitos, os destaques são os cruzeiros pelo Rio Amazonas, com a Aqua Expeditions e a Delfin Amazon Cruises. Dono de uma cozinha reconhecida mundialmente “apenas” por ser fiel às tradições, criativa, inventiva e de personalidade, o Peru reúne diversos restaurantes do Ranking Internacional 50 Best, tanto na edição Latino-americana quanto na Mundial. Em Lima entre as referências estão os restaurantes Maido, Central, Astrid & Gastón, Osso, La Mar Cebichería Peruana, Isolina Taberna Peruana, Rafael, Malabar, Fiesta e ámaZ.

Qhapaq Ñan, o grande caminho dos Incas

Hotel em prédio histórico é diferencial do turismo no Peru
Estrutura qualificada em meio à história e cultura peruanas

No Peru, um patrimônio capaz de estar presente em todo o país é o Qhapaq Ñan, o grande caminho dos Incas. A trilha tem paradas em várias regiões do país, mas a mais emblemática e com luxo agregado é a Trilha Inca que leva a Machu Picchu. Arequipa, a cidade branca, se fez patrimônio devido à riqueza e dinamismo, com suas igrejas e casarões coloniais feitos de sillar, uma pedra branca que brilha nas noites enluaradas, como os monumentais monastério de Santa Catalina e a Catedral.

Tudo isso, em meio a um cenário de belezas naturais, como o vale dos vulcões e os cânions do Colca e Cotahuasi. Reduto de forte herança cultural, Arequipa abriga um patrimônio imaterial único, a dança do wititi, de origem collagua (etnia ancestral do vale do Colca), que é um baile de fertilidade em que o homem (wititi) se veste com duas polleras (típica saia andina) e traz um penteado que lhe cobre o rosto.

O patrimônio material e imaterial de Cusco

Cusco, já consolidado mundo afora como referência em patrimônio material, também se destaca por seu patrimônio imaterial (Peregrinação ao santuário do Senhor de Qoyllur Rit’i e a Ponte inca de Q’eswachaka). A cidade é considerada a capital arqueológica da América e abriga o Santuário Histórico de Machu Picchu, uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

Em Ica, nos pampas de Nasca e Palpa, estão as quilométricas linhas e figuras geométricas que se entrecruzam com pássaros, peixes, mamíferos, insetos, répteis, plantas e seres antropomorfos e fantásticos, traçados entre 500 a.C. e 500 d.C.. Já a região de Lima carrega dois patrimônios materiais: Caral, a civilização mais antiga da América; e a capital Lima, a cidade dos reis.

Em Puno está a oportunidade de conhecer três patrimônios: a arte têxtil de Taquile (no fantástico Lago Titicaca), a Festa da Virgem da Candelária e as comunidades Aymaras. Em Ayacucho, a Dança das Tesouras (apresentações que podem durar até 10 horas ao som de tesouras que marcam ritmo) é creditada à “sabedoria e energia dada por espíritos protetores”.

Está planejando viajar? Temos uma página, com informações e links para alguns dos principais serviços disponíveis hoje via internet, que pode ser útil! Passagens aéreas e de ônibus, hospedagem, seguro viagem, aluguel de carro, passeios e mais! E se quiser ajuda, também pode contar com nossos serviços de Assessoria em Viagens. Confira nossas Dicas de Serviços de Viagem!

Vivências únicas de turismo no Peru

Jantar gourmet no deserto é uma das experiências únicas oferecidas pelo turismo no Peru
Refeição gourmet no meio do deserto à disposição de turistas no Peru

E quanto às vivências únicas, o Peru conta com uma lista extensa de oportunidades. Em Lima, elas vão de cultura à gastronomia, com uma noite gourmet na Huaca Pucllana, visitar os Tesouros do Museu Larco, um Encontro na Casa Aliaga (vice-reinado), conhecer (e comprar) a nova moda peruana e saborear os segredos da cozinha peruana.

Acampamento de luxo no deserto dos Andes

Em Cusco, a oportunidade de praticar Glamping (acampamento com glamour e requinte) nos Andes é imperdível! Assim como praticar caiaque, stand up paddle e yoga na lagoa Piuray; fazer a trilha Salkantay. Também conhecer os autênticos laboratórios agrícolas dos incas: Moray e o novíssimo restaurante MIL, o chef Virgilio Martínez, construído em uma antiga casa de fazenda às bordas do Hatun Muyu. Completam a lista exclusiva e possível apenas ali, conhecer de perto as curiosidades de Machu Picchu, visitar a comunidade de Huilloc e viajar no trem noturno Cusco-Puno-Arequipa.

Arequipa se destaca com um tour de alpacas. Ica permite aventuras impressionantes no deserto, encantar-se com o refúgio das ilhas Ballestas e peregrinar por vinícolas para descobrir a origem do Pisco. “Amanhecer no Lago Titicaca, participar de cerimônias de agradecimento a Pachamama e Pachatata, e conhecer os sábios homens do lago, em Puno, faz de qualquer viagem uma aquisição de luxo”, definem. Em Loreto, o entardecer no rio Amazonas é impressionante, assim como praticar observação de pássaros em Tambopata, na região de Madre De Dios.

Turismo do Peru na WTM Latin America

Durante a WTM Latin America (World Travel Market), realizada em São Paulo (Brasil) de 2 a 4 de Abril, o estande do Turismo do Peru ofereceu aos visitantes experiências gastronômicas e de realidade virtual. Eles puderam “dar um passeio” pela cidadela de Kuelap, considerada a segunda Machu Picchu, e fazer um sobrevoo pelas Linhas de Nasca. Além do turismo de alto padrão, as apostas do Turismo do Peru são direcionadas aos fãs de aventura e o público LGBT. Mais informações sobre os destinos turísticos no Peru podem ser conferidas no site oficial.

  • As informações e fotos são da Assessoria de Imprensa da PROMPERU (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo). A autora não visitou esse destino.

O que achou dessa notícia? Conte nos comentários! Sua opinião ajuda a melhorar nosso trabalho. Se gostou, compartilhe com amigos e siga-nos por e-mail e nas redes sociais. Obrigado!

4 Comments

  1. Que lindo! Peru faz parte de meus planos, só não sei de a altitude de Cuscu não vai brigar comigo! 3.400m de altitude é muita coisa! Quando fui para o Atacama, no 1º dia passei muito mal com uma terrível dor de cabeça a 2.500 m. Depois meu corpo acostumou, mas era eu e os locais mascando folha de coca hahaha

  2. Muito bacana essas opções. Com certeza chamarão ainda mais turistas para o país.
    Ainda não conheço o Peru, quero muito conhecer.

Adoraríamos saber sua opinião!

© 2019 Embarque40Mais

Theme by Anders NorénUp ↑

%d blogueiros gostam disto: