Oferta de voos no Brasil cai 91,6% durante pandemia da Covid-19, mas ligações entre todos os estados são mantidas. Saiba quais cidades continuam a ser atendidas!

Desde 28 de Março de 2020, o número de voos semanais no Brasil foi reduzido em 91,6%, passando de 14.781 para 1.241. Contudo, a malha aérea emergencial mantém ligados todos os estados e o Distrito Federal. Mudanças devem ser mantidas até o final de Abril. As informações são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com base nos ajustes das Cias aéreas Gol, Azul e Latam.

Além das capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, outras dezenove cidades do país são atendidas. Os voos semanais estão distribuídos em 723 no Sudeste, 153 na região Nordeste, 155 voos no Sul, 135 no Centro-oeste e 75 voos para a região Norte.

O principal objetivo é manter uma malha de voos no Brasil durante a pandemia que continue integrando o País, para que nenhum estado fique sem pelo menos uma ligação aérea. Segundo a ANAC, com a redução drástica de voos em Março, em decorrência da pandemia do coronavírus, havia o risco de uma paralisação total do serviço.

Malha essencial para quem precisa viajar

Malha-aérea-Abril-Brasil-1024x921
Mapa da distribuição de Cias aéreas por estado durante pandemia

Com a malha essencial, o transporte aéreo fica disponível para quem precisa viajar, como profissionais de saúde, por exemplo. Quanto às viagens de lazer, a maioria das operadoras de viagem e turismo estão trabalhando na oferta de pacotes a partir de Julho. A perspectiva de queda nos preços dos serviços e a possibilidade de remarcação sem multa geram ofertas atrativas.

Voos no Brasil durante pandemia por empresa e região

Malha-aérea-Abril-Sudeste
Cidades da região sudeste atendidas durante pandemia da Covid-19

Considerando a programação das Cias Gol, Azul e Latam, a queda das localidades atendidas foi de 56,06%, passando de 106 para 46. Ao todo, com a redução dos voos no Brasil durante a pandemia as empresas aéreas estão operando 1.241 voos semanais, sendo 483 voos da Latam, 405 voos da Azul e 353 voos da Gol.

A distribuição por região pode ser visualizada nos mapas nacional e da região Sudeste (fotos). No estado de São Paulo, além da capital, as cidades que continuam a ser atendidas com voos são Campinas e São José do Rio Preto. A ANAC disponibiliza mapas e informações para outro estados e regiões do País com a lista de todas as cidades atendidas nesse período.

Quanto às viagens internacionais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam realizadas apenas em casos de efetiva necessidade. Nesses casos, é necessário verificar as recomendações das autoridades de saúde locais e adotar medidas de precaução. O site da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) disponibiliza lista com as restrições de cada país.

Referências:

  • Com informações e mapas da Assessoria de Imprensa da ANAC.